quarta-feira, 23 de março de 2011

Figuras Tridimensionais: 5ª Série

Prismas, Pirâmides, Poliedros, Cilindros, Cone e Esfera.

Os alunos da 5ª série “A “ da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho estão estudando Figuras Tridimensionais.

Vejam como a aula foi divertida!!!


[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]

[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]
[BARRINHA3.bmp]


[BARRINHA3.bmp]

terça-feira, 15 de março de 2011

Trabalho de sucesso! Parabéns alunos do 3º Ano

Pi: um número muito intressante.



Pedi para os alunos da 8ª serie da escola Estadual Carlos Irigaray Filho fazerem uma pesquisa sobre o Pi.
A aluna Pâmela Rayssa Silva Soares me entregou a seguinte pesquisa:
O que é “Pi” ???
Pi e um número irracional, que não pode ser escrito como número finito ou repetindo decimais. O valor é aproximado a 3,1416.... Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.
Por definição, “Pi” é a razão entre a circunferência de um circulo e seu diâmetro: “Pi” será sempre o mesmo para qualquer circunferência não importando o tamanho.
Matematicamente escrevendo: Pi = C/d.
Os primeiros vestígios, encontram- se do Papiro de Rhind, aproximadamente em 1700 a.C..
Um pouco de história.
Os gregos antigos já sabiam que a razão entre a circunferência com o seu diâmetro resulta em uma constante, que chamamos de Pi. Já Apolônio diz- se obter um melhor valor para o Pi que é o que conhecemos 3,1416... Em 1873 o inglês Wilian Shanks calculou Pi com 707 algarismos exatos. Mas em 1947 descobriu –se que ele havia errado 570ª algarismo. Com o auxilio de uma pequena máquina manual, o valor do Pi foi então calculado com 808 algarismos decimais exatos. Depois vieram os computadores em 1967, na França, calculou-se Pi com 500.000 algarismos decimais exatos. Em 1984, n estados Unidos, com mais de dez milhões, mais precisamente 10.013.395 algarismos decimais exatos.
Os motivos que levam as pessoas a se esforçarem tanto para calcular o PI com centenas ou milhares de algarismos decimais seria o livro dos recordes “Guines Book”.

sexta-feira, 11 de março de 2011

8ª Série: Notação científica

image

image

8ª Série: Notação científica


Leia o texto com atenção e responda as questões:
VIAGEM PELO INTERIOR DO CORPO HUMANO.

Vivemos, comemos e respiramos dentro de um corpo humano, que é constituído de setenta e cinco por cento de água. Desde que nascemos essa máquina maravilhosa realiza coisas maravilhosas. Veja: babamos cento e quarenta e cinco litros (em média) de saliva antes de completarmos um ano.

Engatinhamos cento e cinqüenta quilômetros (em média) até completarmos dois anos de vida. Nos primeiros dez anos, aprendemos uma palavra nova a cada duas horas. Até os dez anos, nosso coração já bateu trezentos e setenta oito milhões de vezes.

Ninguém se vê livre de passar doze anos em frente à televisão, dois anos e meio ao telefone e beijando duas semanas sem parar.

Nossos cabelos crescerão novecentos e cinqüenta quilômetros (em média), sendo que mais de dois metros apenas pelo nariz e dezenove quilogramas ( em média), de pele morta são eliminados pela superfície do corpo.

Produzimos duzentos bilhões ( em media ) de glóbulos vermelhos a cada dia. Até os vinte e um anos respiramos o equivalente a três milhões e meio ( em média)de balões de ar.

Lagrimas, então, derramamos sessenta e cinco litros (em media) o que equivale a um milhão oitocentos e cinqüenta mil gotas (em media). Cada lágrima tem massa de trinta e cinco miligramas (em media) e é constituída de noventa e nove por cento de água e mais oitenta ingredientes, como açucares e antissépticos que correm por seis micro canais finos como um fio de cabelo.

Passamos oito anos de vida no trabalho. Vamos memorizar o nome de duas mil pessoas e apenas cento e cinqüenta chamaremos de amigos. No decorrer da vida sexual teremos mais ou menos duas mil e quinhentas relações, em media co cinco pessoas. Piscamos quatrocentos e quinze milhões ( em media) de vezes durante a vida, protegendo os olhos que distinguem mais de um milhão de cores diferentes.

Casando, teremos sessenta por cento de chance de dar certo no casamento. Na média criaremos dois filhos e cinco netos e quando crescerem só dois dos nossos dez bisnetos lembrarão nosso nome.

A média de vida dos brasileiros é de setenta anos. Nosso corpo é uma maquina resistente.

De vez em quando pare para ouvir seu corpo! É uma linda sinfonia.

Dr. Dráuzio Varela.

A) Quantos litros em media eliminamos de saliva antes de completarmos um ano?

B) Até um ano de vida engatinhamos cerca de quantos quilômetros? Transforme esse valor em M, CM. Faça a notação científica dos números.

C) Quantas gotas de lágrimas derramamos durante a vida? Faça a notação cientifica desse número.

D) Quantos glóbulos vermelhos o nosso corpo produz em média por dia? Faça a notação científica.

E) Quantos quilos de pele morta eliminamos durante a vida?Transforme essa medida em G e MG. Faça a notação científica desses números.

F) Faça a notação científica da(o):

· Quantidade de vezes que piscamos.

· Da quantidade de cores que nossos olhos vêem.

· Comprimento do nosso cabelo durante a vida.

· Quantidade de vezes que nosso coração bate até os dez anos de vida.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Combinação

image

Raíz Quadrada: Um outro método.

Método Chinês

Para cálculo de raiz quadrada de números quadrado perfeito.

image

Revista Nova Escola, edição 230.

A idéia é subtrair do número do qual se quer encontrar a raiz quadrada números ímpares, iniciando do 1 até obter como resultado da subtração zero. O resultado da raiz é a quantidade de subtrações realizadas. Você sabe por quê?
Porque a soma de sucessivos ímpares iniciando pelo 1 é um número quadrado!!! Olha só:
1 + 3 + 5 + 7 = 16, que é o quadrado de 4.
1 + 3 + 5 + 7 + 9 = 25, que é o quadrado de 5.
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 +15 = 64, que é o quadrado de 8.
Um dos melhores caminhos para se compreender o cálculo de uma raiz quadrada é a geométrica (encontrar a medida de um dos lados do quadrado conhecendo sua área), pois ela faz o aluno perceber claramente o sentido do cálculo e aonde ele poderá ser aplicado. É claro que, os demais métodos servem como facilitador após a compreensão do conceito geométrico, mas nada impede do professor utilizá-los para ensinar o cálculo.

Combinação

image

image