terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Fábio Takahashi Folha de São Paulo

Formado na USP, Edson Rodrigues da Silva, 31, foi aprovado ano passado no concurso público da rede estadual para ensinar matemática. Passou quatro meses no curso preparatório obrigatório do Estado para começar a lecionar neste ano no ABC paulista. Ao final do primeiro dia de aula, desistiu.

“Vi que não teria condições de ensinar. Só uma aluna prestou atenção, vários falavam ao celular. E tive de ajudar uma professora a trocar dois pneus do carro, furados pelos estudantes. Se continuasse, iria entrar em depressão. Não vale passar por isso para ganhar R$ 1.000 por 20 horas na semana.” (mais...)

Matemática divertida!!!

Dicas de como incentivar as crianças a gostarem de MATEMÁTICA.
Como já sabemos as crianças podem ser estimuladas desde cedo a desenvolver sua inteligência e outros pontos importantes que formam a sua personalidade. Na fase de escola muitas mães sofrem com os filhos quando o assunto é matemática, pois a maioria das crianças sente dificuldades com os números. Porém, mamãe saiba que você pode ajudar o seu filho a ter certa intimidade com os números e até gostar de matemática, pois esse

conhecimento é uma ferramenta que ajuda o ser humano a desenvolver sua autonomia e capacidade critica. Mostre às crianças, como a matemática é útil e divertida para a vida. Cuidado para não passar as suas inseguranças a ela. Por exemplo, não diga que você ia mal em matemática na escola, que esta é uma matéria chata. Crianças se influenciam pelos pais e isso pode fazê-las não gostarem de matemática na escola que ela está presente no dia a dia. É possível ensinar a criança a aprender matemática com prazer e sem medo.

Você pode até achar que não entende muito de matemática, mas, mesmo sem perceber, a utiliza em muitas situações que pode mostrar para as crianças: ao conferir o troco da padaria, calcular quantos dias faltam para um aniversário, ou quando lê as quantidades dos ingredientes da receita de um bolo e outros. Veja algumas dicas de como conseguir essa proeza de fazer as crianças apreciarem o conhecimento matemático.

Em cada idade você pode estimular a criança de uma maneira. Por exemplo, se o seu filho tem dois anos de idade e alguém perguntar a ele quantos aninhos tem, você precisa resistir a tentação de responder por ele e dar estímulos a ele para responder usando os dedinhos. Essa é uma ótima maneira de fazer com que a criança desde cedo já aprenda a importância dos números.

A partir dos quatro anos as crianças já podem ser estimuladas através de alguns jogos, como boliche. Você pode improvisar o jogo com garrafas plásticas cheias de areia. Para saber quem é o vencedor ajude a criança a contar as garrafas que caíram.
Depois dos 10 anos de idade, como as crianças são maiores e já tem contato com situações práticas em sala de aula, proponha algumas atividades mais praticas também, como calcular o preço final da lista de compras que vocês fizeram no supermercado. Essas são todas medidas fáceis e praticas de incentivar as crianças a gostarem de matemática.