terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Matemática divertida!!!

Dicas de como incentivar as crianças a gostarem de MATEMÁTICA.
Como já sabemos as crianças podem ser estimuladas desde cedo a desenvolver sua inteligência e outros pontos importantes que formam a sua personalidade. Na fase de escola muitas mães sofrem com os filhos quando o assunto é matemática, pois a maioria das crianças sente dificuldades com os números. Porém, mamãe saiba que você pode ajudar o seu filho a ter certa intimidade com os números e até gostar de matemática, pois esse

conhecimento é uma ferramenta que ajuda o ser humano a desenvolver sua autonomia e capacidade critica. Mostre às crianças, como a matemática é útil e divertida para a vida. Cuidado para não passar as suas inseguranças a ela. Por exemplo, não diga que você ia mal em matemática na escola, que esta é uma matéria chata. Crianças se influenciam pelos pais e isso pode fazê-las não gostarem de matemática na escola que ela está presente no dia a dia. É possível ensinar a criança a aprender matemática com prazer e sem medo.

Você pode até achar que não entende muito de matemática, mas, mesmo sem perceber, a utiliza em muitas situações que pode mostrar para as crianças: ao conferir o troco da padaria, calcular quantos dias faltam para um aniversário, ou quando lê as quantidades dos ingredientes da receita de um bolo e outros. Veja algumas dicas de como conseguir essa proeza de fazer as crianças apreciarem o conhecimento matemático.

Em cada idade você pode estimular a criança de uma maneira. Por exemplo, se o seu filho tem dois anos de idade e alguém perguntar a ele quantos aninhos tem, você precisa resistir a tentação de responder por ele e dar estímulos a ele para responder usando os dedinhos. Essa é uma ótima maneira de fazer com que a criança desde cedo já aprenda a importância dos números.

A partir dos quatro anos as crianças já podem ser estimuladas através de alguns jogos, como boliche. Você pode improvisar o jogo com garrafas plásticas cheias de areia. Para saber quem é o vencedor ajude a criança a contar as garrafas que caíram.
Depois dos 10 anos de idade, como as crianças são maiores e já tem contato com situações práticas em sala de aula, proponha algumas atividades mais praticas também, como calcular o preço final da lista de compras que vocês fizeram no supermercado. Essas são todas medidas fáceis e praticas de incentivar as crianças a gostarem de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário