segunda-feira, 5 de março de 2012

Atividades conjuntos numéricos:

1- Sejam os conjuntos A={ a, b, c, d } B= { c, d, e,f,g} C={b,d,e, g}. Determine:
a) A – B
c) C – B
e) A – (B ∩ C)
b) B – A
d) (A ∪ C) – B
f) (A ∪ B) – (A ∩ C)

2- Sendo o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5} e o conjunto B = {2, 4, 5, 6, 7} então: a) A ∩ B é ?
b) A ∪ B é?
c) Represente (a,b) no diagrama de Venn.

3- Dados os conjuntos: A = {0, 1, 3, 5}, B = {1, 3, 5, 7} e C = {3, 8, 9}, o conjunto M, definido por M = B – (A ∪ C) é: Represente sua resposta no diagrama de Venn.
a) {1, 3, 5}
b) {7}
c) {7, 5, 8, 9}
d) {0, 8, 9}
e) {1, 5, 7}
4- Se A, B e B∩A são conjuntos com 90, 50 e 30 elementos, respectivamente, então o número de elementos do conjunto BA∪é:
a) 10
b) 70
c) 85
d) 110
e) 170

5- Num colégio de segundo grau com 2000 alunos, foi realizada uma pesquisa sobre o gosto dos alunos pelas disciplinas de Física e Matemática. Os resultados da pesquisa se encontram na tabela a seguir:


O número de alunos que gostam de Matemática e Física simultaneamente, é:
a) 700
b) 500
c) 200
d) 100
e) 300
11) Numa pesquisa, realizada em alguns colégios, sobre a preparação dos alunos para o concurso vestibular, foram obtidos os seguintes resultados: Número de alunos
Cursou pré-vestibular 358
Contratou professor particular 110
Ambas as situações anteriores 54
Nenhuma das situações anteriores 36
Qual o número de alunos consultados ?

6- Numa festa, 29 pessoas discutiam sobre dois filmes A e B. Precisamente:
treze pessoas assistiram ao filme A; •
cinco pessoas assistiram aos dois filmes; •
seis pessoas não assistiram a nenhum dos dois filmes. •
Quantas pessoas assistiram ao filme B, sabendo que todas as 29 pessoas opinaram?

7- Uma empresa, fabricante de achocolatados, pretende lançar um novo produto no mercado. Para isso, encomendou uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores entre duas embalagens A e B. Foram consultadas 402 pessoas, e o resultado foi precisamente o seguinte:
150 pessoas gostaram somente da embalagem A; •
240 pessoas gostaram da embalagem B; •
60 pessoas gostaram das duas embalagens. •
Quantas pessoas não gostaram de nenhuma das duas embalagens?

8- Um professor de Português sugeriu em uma classe a leitura dos livros Helena, de Machado de Assis, e Iracema, de José de Alencar. Vinte alunos leram Helena, 15 leram só Iracema, 10 leram os dois livros e 15 não leram nenhum deles.
a) Quantos alunos leram Iracema?
b) Quantos alunos leram só Helena?
c) Qual é o número de alunos nessa classe?

9- Uma população utiliza 3 marcas diferentes de sabonete: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado colheram-se os resultados tabelados abaixo:
Calcular o número de consumidores que só utilizam a marca C.

10- Numa pesquisa feita com 1000 famílias para se verificar a audiência dos programas de televisão, os seguintes resultados foram encontrados: 510 famílias assistam ao programa A, 305 assistem ao programa B e 386 assistem ao programa C. Sabe-se ainda que 180 famílias assistem aos programas A e B, 60 assistem aos programas B e C, 25 assistem a A e C, e 10 famílias assistem aos três programas.
a) Quantas famílias não assistem a nenhum desses programas?
b) Quantas famílias assistem somente ao programa A?
c) Quantas famílias não assistem nem ao programa A e nem ao programa B?
11- Em um posto de saúde foram atendidas, em determinado dia, 160 pessoas com a mesma doença, apresentando, pelo menos, os sintomas diarréia, febre ou dor no corpo, isoladamente ou não. A partir dos dados registrados nas fichas de atendimento dessas pessoas, elaborada a tabela abaixo.
Sintomas Freqüência
diarréia 62
febre 62

12 comentários:

  1. Qual a utilidade deste blog se não ensina resolver as questões e não dá o gabarito?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. se não colocar a resposta com os cálculos na hora que formos fazer as atividades não vamos saber se nós acertamo ou erramos

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  4. se não colocar a resposta com os cálculos na hora que formos fazer as atividades não vamos saber se nós acertamo ou erramos

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  5. Pra quem tem noção de conjunto fica fácil saber as questões acertadas e, ou as erradas.

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  6. Pra quem tem noção de conjunto fica fácil saber as questões acertadas e, ou as erradas.

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